O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou, nesta quinta-feira (10), seu sistema de contabilização de votos e Léo Vieira (Republicanos) já aparece com mais de 50% dos válidos, o que é suficiente para que ele seja eleito em primeiro turno, em São João de Meriti. Professor Joziel (DC), que havia concorrido sub judice, foi excluído da lista.
Léo Vieira agora aparece com 50,36% dos votos válidos, segundo a nova contagem. Valdecy da Saúde (PL), que inicialmente iria para o segundo turno com Vieira, surge com 33,37%, na segunda posição. Na sequência, ficaram Marcos Muller (PMB), 12,42%; Luciana Drumond (PSOL), 3,35%; e Elvis Silva (Novo), 0,50%.
O juízo da 88ª Zona Eleitoral determinou o reprocessamento da totalização dos votos. Professor Joziel teve o pedido de registro de candidatura negado, devido ao indeferimento do candidato a vice-prefeito Felipe Juventude (DC). O processo já transitou em julgado e, portanto, não cabe recurso.
A retotalização considera nulos os 2.624 votos destinados ao candidato Professor Joziel, por conta da falta de atendimento a requisitos legais para a candidatura. A impugnação da Ata Geral da Eleição é de autoria da chapa encabeçada pelo primeiro colocado da disputa, Léo Vieira (Republicanos).
Na última terça-feira (10), foi publicado edital de convocação para o reprocessamento da totalização. O ato público, com a participação de entidades fiscalizadoras, será realizado nesta sexta-feira (11), às 14h, no cartório da 88ª Zona Eleitoral. Valdecy da Saúde já declarou que não irá recorrer.