Na manhã deste domingo (9), um pitbull ferido na pata direita foi socorrido por moradores na Rua do Senado, no Centro, e levado ao Hospital Veterinário Jorge Vaitsman, na Mangueira, Zona Norte do Rio. Ele foi um dos três cães atendidos pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), neste fim de semana. Bob recebeu os primeiros socorros, foi sedado e vai operar nesta segunda (10). Quando se recuperar, será colocado para adoção.
No sábado (8), a vira-lata Aurora, de um ano e sete meses, foi atingida em uma das patas, por uma bala perdida, enquanto estava no quintal de casa, em Irajá, na Zona Norte. Ela foi atendida no Hospital Municipal São Francisco de Assis, no mesmo bairro, e já recebeu alta.
Na tarde de sábado, a SMPDA socorreu o pitbull Bob, que foi ferido a tiros e facadas após se envolver em uma briga com outro cachorro vizinho, no Complexo do Alemão. O animal foi levado para o abrigo municipal da Fazenda Modelo, em Guaratiba, onde recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu e faleceu neste domingo.
Cães entram para as estatísticas da violência contra animais
Bob, Aurora e o outro pitbull atendido no Jorge Vaitsman são cães que entraram para as estatísticas da violência contra os animais. Desde setembro a SMPDA já atendeu 11 casos de animais baleados. “É cada vez mais comum atendermos animais jurados de morte ou vítima de balas perdidas. Por isso criamos um protocolo em que cada um destes casos é registrado e comunicado às autoridades policiais, para que se investigue. Maltratar animais é crime e da entre dois e cinco anos de prisão. Infelizmente, Ninguém está seguro no Rio. Nem os seres humanos nem os animais”, lamenta o secretário Luiz Ramos Filho.
Bob e o outro cachorro não identificado, que não resistiu, são mais duas vítimas violência do Complexo do Alemão, onde, no fim de outubro, houve uma megaoperação policial. Na ocasião, 121 suspeitos e quatro policiais morreram e o cão Scooby ficou ferido. Ele também foi atendido nas unidades veterinárias da secretaria e teve alta na quinta-feira (6).

