A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) identificou cinco traficantes que mataram os policiais militares Jorge Henrique Galdino Cruz e Rafael Holfgramm Dias, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), durante operação no Complexo da Maré, no dia 11 de junho deste ano. Na ocasião, um terceiro agente também foi baleado e sobreviveu.
Os autores foram indiciados pelos crimes de homicídios qualificados, tentativa de homicídio qualificado, tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A Delegacia de Homicídios da Capital representou à Justiça pela prisão preventiva dos traficantes.
Emboscada em galpão
De acordo com as investigações, a equipe foi conferir informações de que homens armados estariam na região, entrou em um galpão aparentemente abandonado e foi surpreendida com disparos de fuzil e arremesso de granadas por traficantes, que estavam escondidos no local.
Três policiais militares foram atingidos pelos tiros e estilhaços de granadas e dois morreram. A terceira vítima sofreu lesões e escoriações na cabeça e sobreviveu. Na operação, três fuzis foram apreendidos, além de grande quantidade de drogas e munições.
Segundo a DHC, os autores dos assassinatos são lideranças do tráfico de drogas do Complexo da Maré e integram a organização criminosa Terceiro Comando Puro (TCP).