Todo carnaval, um personagem da ficção ou personalidade da mídia acaba ganhando as ruas do Rio de Janeiro através das fantasias criativas dos foliões. E em 2025, bem longe do Rio — mais precisamente em Los Angeles — o domingo de carnaval também será de Oscar. O que inflama ainda mais o clima de comemoração nas ruas, afinal, a tijucana Fernanda Torres concorre à estatueta de Melhor Atriz por “Ainda estou aqui”.
Pensando nisso, o TEMPO REAL foi até o Saara, um dos centros comerciais favoritos dos foliões cariocas na hora de escolher as fantasias de carnaval, para descobrir se, afinal de contas, 2025 realmente será o ano de Fernanda Torres. E se não for no Oscar, pelo menos nos blocos de rua do Rio o troféu de personagem do ano está garantido para a atriz.
Crise de criatividade? Que nada!
Xará de Torres, Fernanda Andrade é pernalta e trompetista de alguns blocos. E garante que o ano já trouxe personagens com “polêmicas muito boas”. No entanto, para ela, são as fantasias de Fátima de “Tapas e beijos”, além da Vani, de “Os normais”, que devem bombar nesse carnaval. E não esconde a empolgação com a criatividade em “homenagear as pessoas certas”.
Mas, a maior procura dos clientes do comércio do Saara, segue sendo pelos leques e bodys com brilhos. A vendedora Thainá Silva confessa que os lojistas ainda não exploraram o suficiente a “moda Fernanda Torres”, mesmo reconhecendo que a personagem Fátima, sempre acompanhada de sua fiel escudeira Sueli, interpretada na ficção por Andréa Beltrão, tem potencial.
“A roupa de bolinha, a peruca”, relembra Thainá.
A crítica é reforçada pela estudante de engenharia química Ana Luísa Souza. Foliã raiz dos blocos de rua, ela é do time da tiaras temáticas e do leque — necessário nesse calorão do Rio. Mas critica a falta de criatividade dos foliões atuais, sempre saindo de “oncinha” pelos bloquinhos. E relembra que “no carnaval pode tudo”.
Pode, inclusive, oferecer uma oportunidade de reconexão com suas origens e identidade. O estudante Matheus Pires voltou para o Rio recentemente, e não esconde a expectativa em viver seu primeiro carnaval. Brasileiro, ele foi embora ainda criança do país e espera se encontrar nessa festa brasileiríssima. No Saara, buscava uma inspiração para uma fantasia em dupla com o namorado.
Matheus também não conseguiu deixar de citar os personagens de “Tapas e beijos”, e aposta num look inspirado na “Djalmas noivas”, um dos locais mais icônicos da série da TV Globo.