Totó, pebolim, Fla-Flu… seja qual nome for, o jogo, que simula uma partida de futebol, fez parte da infância de muita gente. Para manter viva a tradição, que atravessa gerações, os fãs do totó organizam torneios e muitos se tornam até mesmo jogadores profissionais. No último domingo (23), a cidade de Guapimirim, na Baixada Fluminense, sediou a maior competição do estado.
O 2º Campeonato Intermunicipal de Totó da cidade aconteceu no Espaço Granlem e contou com a organização dos jogadores e incentivadores Eduardo Siqueira, o Duda, e Léo Construir, além do apoio de outros atletas de Teresópolis, como Nem Granito e Andelmo Corrêa.
Os competidores destacam que o totó é uma modalidade que tem crescido nacionalmente, contando com praticantes em todo o país e tendo atualmente uma entidade nacional oficial com sede em Brasília, o Clube Brasileiro de Pebolim (CBP). A instituição busca organizar a modalidade para as disputas nacionais e internacionais. Eduardo Siqueira, destacou os principais desafios de realizar uma competição.
“A emoção de organizar o que é até agora o maior torneio que já tivemos no estado do Rio de Janeiro é muito grande. Foram 32 duplas, sendo competidores de fora também, duplas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais. E do Rio de Janeiro todo. Foi uma emoção muito grande. Não quero saber só de ganhar campeonato, quero juntar a turma e está dando frutos”, disse.
Duda acrescentou que o principal foco é continuar acreditando que o intercâmbio entre os jogadores de totó, a nível local e nacional, pode fazer com que a modalidade avance cada vez mais.
“Começamos organizando campeonatos pequenos com 10 a 15 jogadores. Temos que ter perseverança e acreditar que vai dar certo. Hoje, com o apoio e amizade de várias pessoas, estamos colhendo os frutos”, prosseguiu.
Quem joga se diverte
O professor Eduardo Gomes, participante do torneio e que já teve também a oportunidade de ser organizador em outras edições, falou da felicidade de estar envolvido na disputa.
“Foi espetacular. Eu estava um tempo sem disputar torneios, por questões profissionais e pessoais, e ver a magnitude que conseguimos alcançar foi espetacular. Só demonstra que estamos no caminho certo. Eu e minha dupla, o Willis, voltamos e já estamos ansiosos pelas próximas competições da modalidade”, dievrtiu-se.
A dupla paulista formada por Danilo e Felipe foi a campeã, tendo Tiago e Juninho ficado com o vice. Ricardo/Gillard (3º) e Ricardo/André (4º) foram os semifinalistas. O próximo torneio será em agosto, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio.