Tem político no samba ou ziriguidum nos partidos? A ordem dos fatores não altera a evolução. O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, foi recebido, com plumas e paetês, pela Inocentes de Belford Roxo, nesta segunda-feira (26). Rueda, além de poderoso, é aliadíssimo do prefeito da cidade, Márcio Canella (União), e pré-candidato a deputado federal — pelo Rio.
Nascido em Recife, o cartola do União Brasil foi ao barracão conferir “O sonho de um tal pagode russo nos frevos do meu Pernambuco” — enredo escolhido especialmente em sua homenagem, que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira.
Segunda a desfilar na sexta-feira, 13 de fevereiro, pela Série Ouro, a escola da Baixada Fluminense prestará um tributo ao estado do Nordeste, com referências ao frevo, ao maracatu, aos bonecos de Olinda e à riqueza gastronômica pernambucana.
Com o presidente nacional do União Brasil à frente, claro.
A ligação da Inocentes de Belford Roxo com Canella e Rueda vem desde 2024
A Inocentes de Belford Roxo é totalmente alinhada com Canella desde a campanha eleitoral de 2024. O presidente da escola, ex-vereador, ex-secretário municipal de Habitação e presidente municipal do MDB, Reginaldo Gomes, apoiou a pré-candidatura do então deputado estadual à prefeitura da cidade.
E, com isso, claro, comprou uma briga com o prefeito da ocasião, Wagner Carneiro, o Waguinho (Republicanos).
Por causa da treta, a escola foi despejada do galpão que abrigava seu ateliê. Em seguida, foi proibida de fazer os ensaios de rua na cidade que lhe deu o nome. Gomes não se fez de rogado e levou os ensaios da agremiação — uma das mais tradicionais da Baixada Fluminense — para Mesquita, município vizinho.

