O Teatro Riachuelo Rio, importante equipamento cultural da cidade, inicia, na próxima nesta sexta-feira (30), um novo projeto de visitas guiadas teatralizadas e gratuitas. A iniciativa leva o público a conhecer a história do teatro e do cinema brasileiro, além de resgatar a memória do prédio histórico que abriga o teatro, antigo Cine Palácio, tombado como patrimônio histórico-cultural.
As visitas acontecem na última quinta-feira de cada mês (exceto em maio), sempre a partir das 14h, com duração de até 45 minutos. Cada passeio recebe grupos de até 15 pessoas, em até três horários diários: 14h, 15h e 16h.
O roteiro foi criado pelo roteirista e ator Guilherme Siman, que conduz as visitas ao lado da atriz Ana Flávia Botelho. O projeto conta ainda com uma monitora de acessibilidade para garantir a participação de todos. Para participar, é necessária inscrição prévia por meio de formulário disponível no perfil oficial do teatro no Instagram (@teatroriachuelorio).
“Acreditamos que o teatro vai muito além do que acontece no palco. Ele também é encontro, memória e território. Com as visitas guiadas teatralizadas, queremos convidar o público a conhecer os bastidores e a história deste edifício tão simbólico para a cidade”, afirma Aniela Jordan, gestora do Instituto Evoé, responsável pela reabertura e gestão do Teatro Riachuelo Rio.
Localizado na Rua do Passeio, 40, no Centro do Rio, o teatro é um ícone da belle époque brasileira. Após permanecer fechado por dois anos, reabriu em 2016 com uma programação plural que já recebeu mais de 1,1 milhão de espectadores em mais de 320 espetáculos.
Serviço
Data: Última quinta-feira de cada mês ( estreia na sexta-feira (30))
Horário: a partir das 14h
Pesquisa e roteiro: Guilherme Siman
Elenco: Guilherme Siman e Ana Flávia Botelho
Duração: até 45 min
Quantidade de visitas por dia: até 3 a depender das inscrições (14h, 15h, 16h)
Vagas para inscrição: até 15 pessoas com acessibilidade
Equipe: Monitora de acessibilidade
Endereço: R. do Passeio, 40 – Centro, Rio de Janeiro – RJ