Depois de dois anos fechado para obras de recuperação pela Prefeitura do Rio, o centenário Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, reabre nesta segunda (01/07) com toda sua pompa e história. A reestreia será com a cerimônia de entrega do 18º prêmio da Associação de Produtores de Teatro (APTR), que homenageia os destaques das artes cênicas no último ano.
O público vai encontrar renovações na climatização, elevadores mais modernos, além de ampliação da capacidade para mais quase 100 novos lugares. As obras também revitalizaram o Salão Guarani, reformando suas colunas em estilo art déco, e garantiram a recuperação das instalações elétricas, hidráulicas, camarins, salas técnicas e plateia. O investimento foi de R$ 8,3 milhões.
O projeto não apenas restaurou a beleza histórica, mas também o transformou o teatro em um espaço tecnológico, com áreas de coworking, rede wi-fi, cafeteria e copa. Tombado pelo município, o edifício integra os Circuitos do Patrimônio Cultural do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).
Programação futura
Dois musicais estão previstos para fazer temporada no novo Teatro Carlos Gomes. A partir de 25 de julho, o público vai poder acompanhar a trajetória de Bibi Ferreira no espetáculo “Bibi, uma Vida em Musical”, com texto de Artur Xexéo e Luanna Guimarães, e direção geral de Tadeu Aguiar. Depois, será a vez de “A Cor Púrpura, o Musical”, do mesmo diretor.
História
Inaugurado em 1872 como um cassino, o espaço transformou-se em teatro oito anos depois, inicialmente conhecido como Teatro Santana. Em 1905, o teatro recebeu o nome de Carlos Gomes, em homenagem ao renomado compositor brasileiro, autor da ópera “O Guarani”.
Em 1929, o teatro sofreu o primeiro incêndio. O prédio foi, então, reconstruído no atual estilo art déco. O local pegou fogo ainda outras duas vezes, em 1950 e 1960. Em 1988, foi comprado pela Prefeitura do Rio e entregue à população em 1992, depois da sua última grande reforma estrutural.
Como comprar o ingresso pra peça BIBI
Boa tarde, quando vai começar a venda dos ingressos pro musical de Bibi Ferreira ?