A Polícia Civil e a Secretaria estadual de Defesa do Consumidor partiram juntas, na manhã desta quinta-feira (31), para uma operação conjunta de fiscalização no Aeroporto Internacional Tom Jobim — Galeão. A ação conta também com a Coordenadoria Especial de Transporte Complementar, órgão da Secretaria municipal de Ordem Pública.
O principal objetivo do secretário de Polícia Civil, Marcus Amin, é a proteção de turistas que chegam à cidade — às vésperas do carnaval! Muitos ficam vulneráveis a crimes, como a cobrança abusiva de serviços, o transporte irregular e até a intimidações. A situação anda tão grave por lá, que o governo do estado vai implantar, depois do carnaval, a base Galeão Presente, mais uma frente do programa Segurança Presente.
“Queremos que o Rio de Janeiro seja um destino agradável para turistas brasileiros e estrangeiros. Trabalhamos para que os negócios sejam claros e corretos”, diz o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
A operação terá a participação de três delegacias especializadas: a de Apoio ao Turismo, a do Consumidor e a do Aeroporto Internacional.