Formam confirmadas mais cinco mortes provocadas pelo temporal da noite desta quarta-feira (21), e o número total de vítimas já chega a oito. São duas pessoas em Japeri e duas em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; e quatro da mesma família em Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Até a noite desta quinta-feira (22), uma menina de 6 anos ainda estava desaparecida em um soterramento, em Mendes.
Além das mortes, o temporal provocou estragos na casa de centenas de famílias. Cerca de 460 pessoas ficaram desalojadas por causa das enchentes em Nova Iguaçu, que entrou em estágio de alerta máximo. Já em Japeri, a prefeitura contabilizou cinco quedas de barreiras, quatro deslizamentos e sete desabamentos. São 22 desabrigados e 67 desalojados. Em Mendes, há cinco desabrigados.
Desde o início do novo temporal, o Corpo de Bombeiros atendeu mais de 160 ocorrências relacionadas às chuvas.
As vítimas
Em Barra do Piraí, uma família inteira morreu, incluindo o bebê Gael, de 8 meses. Os pais dele, Bruno e Inara, e a avó, Lígia Maria de Carvalho, de aproximadamente 60 anos, também foram soterrados por um barranco que deslizou e atingiu a casa deles, na Rua Paulo da Silveira, no Centro. Apenas o viúvo de Lígia sobreviveu.
Em Japeri, os mortos foram um bebê de 2 anos, o Calebe, que morreu depois que a casa onde estava, na Vila Carmelita, desabou. A segunda vítima foi Ana Carolina Sodré, de 24 anos, que morava na Chacrinha. Os vizinhos chegaram a cavar com a mão e enxada para retirá-la dos escombros, mas ela não resistiu. Ana tinha cinco filhos e o marido dela está em estado de choque.
Em Nova Iguaçu, os mortos são Roberto Mesquita, de 59 anos, encontrado após alagamento no Jardim Pernambuco, e Felipe Machado, de 37, achado na Estrada do Saco, perto de Cabuçu.