A Praia de Copacabana e o Maracanã, dois dos maiores símbolos do Rio, serão palcos de ações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PCDs) neste sábado. Promovidas pela subsecretaria de Políticas Inclusivas do estado, as iniciativas buscam conscientizar a sociedade sobre a importância da plena inclusão.
“Ações como essas não só conscientizam, mas também alertam a sociedade no sentido de que a luta pela inclusão é constante e se encaixa em todos os aspectos, até os mais simples, como um banho de mar ou uma partida de futebol”, afirmou o deputado Fred Pacheco (Mobiliza).
Presidente da Comissão de Pessoas com Deficiência da Alerj, o parlamentar é o principal articulador das atividades.
Banho de Mar Inclusivo será na Praia de Copacabana
A partir das 8h30, na altura da Rua Julio de Castilhos, em Copacabana, será realizado o Banho de Mar Inclusivo. O evento também marcará o lançamento do Censo Inclusão RJ, iniciativa que vai mapear a população com deficiência no estado, investigando suas condições socioeconômicas e ambientais.
Mais tarde, às 19h, o palco será o Maracanã. Em alusão ao Dia Mundial das Doenças Raras, PCDs serão convidados para assistir ao jogo entre Flamengo e Maricá, pelo Campeonato Carioca, em uma partida que pode decidir a Taça Guanabara. A ideia é mostrar que o direito ao lazer e ao esporte também faz parte da inclusão.
A expectativa é de que as ações inspirem novas iniciativas voltadas à acessibilidade e sensibilizem o público sobre os desafios diários enfrentados pelas pessoas com deficiência.