O índio Arariboia ganhou um novo endereço. A Prefeitura de Niterói reposicionou, nesta quinta-feira (10), a estátua considerada um símbolo da cidade. Segundo a gestão municipal, a mudança faz parte das obras de revitalização da Orla do Centro e de modernização da Avenida Rio Branco.
A estátua do índio segue voltada para as águas da Baía de Guanabara, no entanto, agora ficará posicionada em outro ponto da praça que leva seu nome, em uma área junto ao bicicletário, na altura do prédio dos Correios, entre as ruas Aurelino Leal e José Clemente. Para a prefeitura, o novo local é mais adequado para que o índio protetor possa “vigiar” as águas da Baía de Guanabara.
“A estátua de Arariboia foi posicionada de frente para o mar, agora, em um ponto mais adequado para que ele possa vigiar as águas da Baía de Guanabara. Com a expansão urbana, a escultura foi sendo cercada por construções que ofuscavam esse sentido. Estamos resgatando essa história e reforçando o lugar de Arariboia na vigilância da Baía de Guanabara e como protetor de Niterói”, disse o prefeito Rodrigo Neves (PDT).
Quem foi Arariboia?
Arariboia liderou os Temiminós na luta ao lado dos portugueses para expulsar os franceses da Baía de Guanabara. Como recompensa, recebeu as terras onde hoje está Niterói. A estátua foi erguida em homenagem a esse legado.
A secretária de Conservação e Serviços Públicos de Niterói, Dayse Monassa, explica que a estátua de Arariboia foi inaugurada ainda em 1973, substituindo um busto que havia sido instalado na Praça em 1914, fruto de um movimento popular.
“Há 30 anos, eu estava presente, acompanhando de perto a primeira realocação de Arariboia. Hoje, tenho o privilégio de viver novamente um momento histórico, com o novo posicionamento de uma das estátuas mais significativas da cidade”, disse a secretária.