Duas semanas após o incêndio que deixou dois mortos e três feridos, o Shopping Tijuca vai reabrir para o público nesta sexta-feira (16), a partir das 10h. A abertura é parcial; o subsolo, onde as chamas começaram, e parte do primeiro piso do centro comercial vão continuar interditados.
A reabertura foi autorizada pela Defesa Civil e confirmada após vistoria da subprefeitura da Grande Tijuca. A entrada de lojistas já estava liberada desde o último dia 10. Em nota, a administração do Shopping Tijuca disse que a retomada das operações “não diminui a profunda consternação pela perda de nossos queridos colaboradores Emellyn e Anderson, que jamais serão esquecidos”. Os dois brigadistas morreram enquanto tentavam combater o incêndio.
Hidrante estava sem água no momento do incêndio, segundo lojista do Shopping Tijuca
Na última quarta (15), em depoimento à Polícia Civil, o supervisor da loja onde começou o incêndio, a Bell’Art, revelou que o hidrante do estabelecimento estava sem água quando as chamas começaram. Segundo o relato, com a falha no equipamento, os brigadistas começaram o combate ao fogo com uma mangueira adaptada, conectada a um quiosque vizinho.
Em nota, o Shopping Tijuca disse que todos os protocolos de emergência foram cumpridos e que o subsolo foi esvaziado em 12 minutos. A 19ª DP (Tijuca) segue investigando o caso. Nesta quinta (15), policiais ouviram o depoimento do chefe da empresa terceirizada responsável pela brigada do Shopping Tijuca, além de outros brigadistas que atuaram no combate ao incêndio.

