Mês de setembro é sinônimo de pajelança em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A cidade comemora o aniversário de 135 anos de sua emancipação de Niterói, e terá agito de todo jeito — de megashows a inaugurações de obras, com o ponto alto na segunda-feira, dia 22 — feriado municipal.
Nos bastidores, é certa a realização de lançamentos e inaugurações de obras por toda a cidade — com a presença, claro, de caciques ilustres da política gonçalense, encabeçados pelo prefeito Capitão Nelson (PL). Além disso, também haverá programação cultural para todos os gostos.
Em 19 de setembro, no Teatro Municipal, a prefeitura promove uma noite cultural especial com a Orquestra Municipal. Já entre os dias 18 a 22, terá o “São Gonçalo Fest”, na Arena São Gonçalo, em Alcântara, com entrada gratuita e atrações do calibre de Simone Mendes e Alexandre Pires.
O megaevento, aliás, é realizado por uma produtora particular, mas com conta com apoio da prefeitura. O município vai garantir reforço na segurança, com a Guarda Municipal; organização do trânsito, com a Secretaria de Meio Ambiente e Transportes; manutenção e limpeza do espaço onde ocorre o evento, com a Conservação; apoio na divulgação, através da Comunicação Social, entre outros.
“O município arca com parte da estrutura, como som, palcos e banheiros. Não há pagamento de cachês de artistas pela prefeitura. São financiados por empresas privadas patrocinadoras”, informou a prefeitura.
Não para por aí. Ainda terá a sessão solene na Câmara Municipal, com a entrega de moções e de títulos, assim como o tradicional desfile cívico no Centro da cidade.