As sessões plenárias das quintas-feiras na Assembleia Legislativa (Alerj) deverão seguir de vez no período da manhã, com o expediente inicial começando às 9h30 e as votações às 10h30. Os deputados começaram a votar a medida nesta terça-feira (26).
Sempre assíduo, o deputado Luiz Paulo (PSD) aproveitou para dar uma cutucada nos colegas que ficam só nas janelas virtuais durante as quintas. Ele pediu ao presidente Rodrigo Bacellar (União) que os pares estejam de corpo presente nas sessões matinais.
“Deveria ser obrigatório a forma presencial dos deputados nas sessões de quinta de manhã. Não é justo que 12 fiquem aqui e 58 de forma remota”, alfinetou.
Em resposta, Bacellar endossou o coro e pediu que os parlamentares tenham maior atenção para o quórum das sessões de quinta.
Tramitação
A medida precisa passar por dois dias de votação em cada turno de discussão, o primeiro deles nesta terça e o segundo, na quarta (27). Depois disso, o projeto retorna ao plenário em segunda discussão, também com dois dias de votação.
A alteração no horário das sessões de quinta, que costumavam começar às 14h com o expediente inicial, começou em junho deste ano. A ideia do projeto é que a medida, que começou de forma experimental durante o período eleitoral, seja implementada de forma definitiva.
O texto, de autoria da mesa diretora, foi proposto inicialmente para adiantar, para o período da manhã, as três sessões plenárias semanais: de terça, quarta e quinta. No entanto, o substitutivo da Comissão de Constituição e Justiça, que será votado nesta terça, estabelece a mudança somente para as quintas.
Com a mudança, o horário previsto para as reuniões das comissões da Alerj será, nas quintas, das 14h às 18h. As sessões de terças e quartas-feiras continuarão a acontecer no horário atual, a partir das 15h, com o expediente inicial começando às 14h. Nesses dias, o trabalho das comissões continuará entre 9h e 15h.