A apuração das notas dos desfiles das escolas de samba da Série Ouro do carnaval 2026, relizada pela Liga-RJ nesta quinta-feira (19), terminou, no início da noite, com a definição da grande campeã — União de Maricá — e das duas últimas colocadas, rebaixadas para a Série Prata 2027 : Unidos do Jacarezinho e Inocentes de Belford Roxo.
Em penúltimo lugar, a Inocentes de Belford Roxo não conseguiu implacar seu enredo, intitulado “O Sonho de Um Pagode Russo Nos Frevos do Meu Pernambuco”, sob criação do carnavalesco Edson Pereira. Entre os pontos de atenção estiveram um espaço aberto pela ala de passistas antes do módulo três e significantes falhas de acabamento em parte das fantasias — quesito em que a agremiação perdeu importantes décimos.
Também rebaixada, a Unidos do Jacarezinho perdeu 6 décimos por problemas na ala das baianas e mais 2 décimos por exceder o tempo do desfile em 2 minutos. No total, a agremiação perdeu 8 décimos e ficou em último lugar na apuração das notas da Série Ouro. A escola, que teve o seu reencontro com a Marquês de Sapucaí após 13 anos, abriu os trabalhos na sexta-feira de carnaval com o enredo “O ar que se respira agora inspira novos tempos”, em homenagem ao cantor e compositor Xande de Pilares, celebrando sua trajetória no samba.

Com uma comissão de frente considerada modesta, a Rosa e Branco encontrou dificuldades nos demais quesitos, amargando o último lugar desde as primeiras notas dos jurados. O desfile terminou com 57 minutos, dois além do tempo permitido, fazendo com que a escola também sofresse penalização.
A Série Ouro do carnaval carioca de 2026 contou com 15 escolas de samba desfilando na Marquês de Sapucaí nos dias 13 e 14 de fevereiro, buscando o acesso ao Grupo Especial.
Classificação final:
1º: União de Maricá
2º: Império Serrano
3º: Unidos de Padre Miguel
4º: União da Ilha
5º: Em Cima da Hora
6º: Estácio
7º: Porto da Pedra
8º: Acari
9º: Botafogo Samba Clube
10: Vigário
11º: Unidos da Ponte
12º: Unidos de Bangu
13º: Arranco
14º: Inocentes (rebaixada para a Série Prata 2027)
15º: Unidos do Jacarezinho (rebaixada para a Série Prata 2027

