Um homem de 61 anos ficou cerca de três horas preso sob os escombros após o desabamento de uma casa na Rua Buriti, na comunidade Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio, na manhã desta segunda-feira (2). Ele foi resgatado em estado moderado por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro e levado para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Seu estado de saúde ainda não foi atualizado.
O quartel de Campinho foi acionado às 11h34. Segundo os bombeiros, as equipes fizeram a estabilização inicial da área conforme os protocolos operacionais. A corporação informou ainda que a avaliação sobre interdição de imóveis e eventual realocação de famílias cabe à Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro. As causas do desabamento serão apuradas.
Madrugada teve desabamento com morte no Maracanã
Horas antes, ainda na madrugada, outro desabamento foi registrado também na Zona Norte. Duas casas ruíram por volta de 1h30 na Avenida Rei Pelé, na altura da Rua Oito de Dezembro, na localidade conhecida como Favela do Metrô, na região do Maracanã.
No local, uma mulher morreu e nove pessoas foram atendidas. A menina Ágatha Valentina Martins, de 8 anos, foi retirada dos escombros após quase cinco horas de trabalho. A mãe dela, Michele, de 40, não resistiu aos ferimentos.
A prefeitura informou que 13 casas apresentam risco e foram interditadas. No fim da manhã, operários iniciaram a demolição manual de três imóveis na parte da frente.
Moradores relataram que acordaram com o estrondo das estruturas desabando. Na noite de domingo (1º), após um dia de forte calor, houve registros de chuva em áreas da Zona Norte e da Baixada Fluminense. Ainda não há informação oficial sobre as causas dos dois desabamentos.

