A Chatuba, em Mesquita, recebe no dia 30 de outubro a nova edição do CAU/RJ Favela, com o tema “Moradia digna é direito, não privilégio!”. O primeiro evento do projeto foi no Centro de Artes da Maré, em abril deste ano, com a participação especial da atriz Dira Paes. A iniciativa tem como objetivo promover a aproximação entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), líderes de movimentos sociais, moradores das comunidades e a sociedade em geral.
O encontro, que acontece das 10h às 16h, na sede do Instituto Mundo Novo (na Rua Adolfo Albuquerque 109, na Chatuba), contará com duas mesas de debates, além da oficina “Favela em pauta”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, ressalta a importância da aproximação do conselho com as favelas.
“Esse evento é uma continuidade ao trabalho institucional do CAU/RJ, de levar à população de favelas, periferias e morros a mensagem de que a arquitetura e o urbanismo são para todos. Assim, quando o conselho realiza esse tipo de iniciativa, saindo de sua zona de conforto, o objetivo é justamente transmitir essa mensagem e reforçar o papel político e social do arquiteto e do urbanista”, diz.
A mesa “Moradia como direito: políticas públicas e acesso à habitação” terá a participação do presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, da deputada estadual Renata Souza (PSOL) e da ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado, Fabiana Silva, com mediação de Bruna Simãozinho, coordenadora de projetos do Instituto Mundo Novo.
“A realização do CAU/RJ Favela em parceria com o Instituto Mundo Novo é um marco para a Chatuba, pois leva à comunidade o debate essencial sobre moradia digna, inclusão urbana e justiça social. Esse encontro representa a união entre o conhecimento técnico dos arquitetos e urbanistas do CAU/RJ e a atuação social transformadora do Instituto Mundo Novo, que há anos trabalha diretamente com famílias da Chatuba”, diz Bruna Simãozinho. “A moradia digna vai além de paredes e telhados, já que envolve acesso à infraestrutura, segurança, saúde, cultura e pertencimento. Por isso, essa parceria fortalece o papel da arquitetura como ferramenta de cidadania e valoriza o saber comunitário como parte fundamental do planejamento urbano”.
Já a mesa “Construindo com dignidade: arquitetura social e soluções comunitárias” reunirá a arquiteta e urbanista Larissa Paiva, diretora do Estúdio Habitar; a assistente social Patrícia Lyra, do Centro de Cultura Popular da Baixada Fluminense; e a mediadora Bianca Simãozinho, assistente social e fundadora do Instituto Mundo Novo.
“Esse evento tem um significado profundo porque é um movimento de escuta, de presença e de afirmação de que a moradia digna é um direito e não um privilégio. Levar essa discussão para a Chatuba é dar centralidade a um território historicamente invisibilizado, mas cheio de potência. Ttrata-se de reconhecer saberes locais, valorizar a voz de quem vive o território e construir juntos soluções reais e sustentáveis.observa Bianca Simãozinho.
Confira a programação completa da edição Chatuba do CAU/RJ Favela
10h – Café de boas-vindas.
10h30 – Mesa 1: “Moradia como Direito: Políticas Públicas e Acesso à Habitação”, com Sydnei Menezes; presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ); Renata Souza (PSOL), deputada estadual; e Fabiana Silva, pedagoga, mestre em Educação e ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado. A mediação é de Bianca Simãozinho, assistente social, fundadora e hoje coordenadora de projetos do Instituto Mundo Novo.
11h30 – Mesa 2 : “Construindo com Dignidade: Arquitetura Social e Soluções Comunitárias”, com Larissa Paiva, arquiteta e urbanista, diretora do Estúdio Habitar; Patrícia Lyra, assistente social no Centro de Cultura Popular da Baixada Fluminense; Cláudia Pires, ex-conselheira federal do CAU/BR e integrante da Câmara Temática de ATHIS do CAU/BR.
13h – Almoço.
14h – Oficina IBGE “Favela em Pauta”.
16h – Encerramento.
O evento é aberto para o público, com participação gratuita. Para inscrição, acesse aqui o link.