A secretária municipal de Transportes do Rio, Maína Celidonio, anunciou que a frota de ônibus durante a madrugada será reforçada, a partir desta quarta-feira (16). Nesta terça (15), ela participou de uma reunião com membros da Comissão de Transportes da Câmara Municipal.
Participaram do encontro o presidente do colegiado, Marcelo Diniz (PSD), o vereador Poubel (PL) e o ex-vereador Alexandre Isquierdo. Este último esteve no encontro a pedido de Diniz, por ter presidido anteriormente a comissão.
Segundo Diniz, Maína Celidonio garantiu que os ônibus vão rodar com intervalos menores durante a madrugada.
“As empresas vão colocar mais veículos rodando das 21h às 6h, para as pessoas que trabalham a noite ou têm necessidade de usar os ônibus de madrugada”, afirmou o presidente do colegiado.
Corte do subsídio para ônibus sem ar-condicionado
A medida será adotada no mesmo dia em que passa a valer resolução da prefeitura cortando o subsídio para ônibus que rodarem sem ar-condicionado ou com o aparelho desligado. A medida havia sido anunciada pelo governo municipal, no começo deste mês.
“A secretária garantiu que, a partir desta quarta, a Prefeitura do Rio vai controlar a temperatura interna dos veículos através de um medidor de temperatura. Essa questão é uma reclamação recorrente do cidadão que usa os ônibus. Agora vai melhorar, porque o ônibus que estiver sem o ar ligado, não vai receber repasse”, disse Diniz.
O vereador questionou também o funcionamento do Jaé. Segundo o parlamentar, a secretária reforçou que, a partir de 1º de agosto, o novo sistema de bilhetagem eletrônica do município estará funcionando em 100% dos modais.
“A partir desta quarta, a secretaria vai ampliar a fiscalização nas vans. Quem estiver rodando sem o Jaé, vai perder a licença”, complementou Diniz.