O Aeroporto Santos Dumont opera normalmente, na manhã desta quarta-feira (1º), após ter ficado fechado por cerca de 12 horas nesta terça-feira (30) devido a um vazamento de óleo na pista principal. Durante o fechamento, 162 voos foram cancelados e outros 14 foram transferidos para o Aeroporto Internacional do Galeão. As informações são da TV Globo.
O primeiro voo a decolar após a interrupção partiu às 18h30 com destino a Belo Horizonte (MG), embora estivesse originalmente programado para sair às 7h45. A operação do aeroporto, que normalmente funciona das 6h às 23h, foi estendida para garantir a retomada dos voos.
Vazamento foi causado pelo motor de um caminhão ‘desemborrachador‘
Segundo a Infraero, o problema começou por volta das 3h da terça-feira, causado pelo motor de um caminhão “desemborrachador”, utilizado para limpar a pista. A equipe trabalhou durante a madrugada com desengraxante biodegradável e jatos de água de alta pressão para garantir o atrito seguro.
O fechamento do Santos Dumont também afetou outros aeroportos, como Congonhas (SP) e o Aeroporto de Brasília (DF), provocando cancelamentos e redirecionamentos de voos. A Infraero recomenda que passageiros verifiquem a situação de seus voos antes de se dirigirem aos aeroportos.
Infraero e companhias aéreas são notificadas pela prefeitura
Como consequência, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, por meio do Procon Carioca, notificou a Infraero e as companhias aéreas Gol, Latam e Azul, que operam no Santos Dumont, devido ao grande número de reclamações relacionadas a atrasos e cancelamentos.
Equipes de fiscalização do Procon constataram filas longas, desorganização e passageiros esperando mais de cinco horas, com queixas sobre falta de informações e assistência adequada, como realocação, acomodação, alimentação e reembolso.