Ainda que pese a seriedade do ato institucional, a cerimônia de diplomação dos eleitos em outubro, conduzida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na Câmara dos Vereadores do Rio, nesta quarta-feira (18), pareceu uma festa de formatura.
Da quinta série.
‘Senta!’
Primeiro, pelo senta-levanta. Ninguém conseguia ficar quietinho no seu lugar.
De tão ouriçado, Flávio Valle (PSD) levantou no meio do plenário justamente na hora da diplomação do prefeito Eduardo Paes (PSD) — para desespero de fotógrafos e cinegrafistas, que perderam a imagem mais importante da solenidade.
O grito de “senta!” foi uníssono, mas o moço fez a egípcia.
Nem pensar
Mas teve os seus momentos saia-justa também. O primeiro vereador a receber o diploma, por ter sido o mais votado, Carlos Bolsonaro (PL) cumprimentou quase todos os coleguinhas.
Mas pulou Mônica Benício (PSOL), a viúva de Marielle Franco.
Até tu, poderoso?
Outro a tomar uma chamada da galera foi o presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD). Pois não é que ele também levantou e ficou na frente da foto de diplomação do futuro secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho?
Mandachuva, ou não, também levou o grito de “Caiado , senta!”
O troco
Mônica Benício (PSOL) também foi receber o seu diploma — e pulou, de volta, Carlos Bolsonaro (PL).
Ficou tão aflita, que acabou não cumprimentando o futuro líder do Governo, Márcio Ribeiro (PSD), que estava bem ao lado do filho 02 de Jair Bolsonaro.
Momento provocação
Leonel de Esquerda (PT) — aquele que levou o dramático chute em campanha, no episódio que envolveu o candidato do União a prefeito Rodrigo Amorim — fez o L quando passava diante de Carluxo.
Os fashionistas
Leonel, aliás, chamou a atenção no quesito fashion (ao contrário). O moço pôs uma bolsa a tiracolo, vermelha, cruzada sobre o terno. Tinha também o botton do PT — mas, aí, até ficou bonitinho.
Quem chamou a atenção pelo look bacana foi Talita Galhardo (PSDB), de terninho.
E Didi Vaz (PSD), Caiado e o vice-governador Thiago Pampolha (MDB).
O trio estava de gravata Hermès — oficial, nada de imitação de camelô.
Os pimpolhos
Pampolha, aliás, foi prestigiar os seus candidatos agora eleitos vereadores. Fez fotos com Rodrigo Vizeu e Vítor Hugo, ambos do MDB.
Também estavam lá para festejar com os seus pimpolhos o deputados estaduais Márcio Canella (União), Filippe Poubel (PL), Rodrigo Amorim (União), Alan Lopes (PL).
Mas apesar da presença dos bélicos, não houve confusão. Só festa e, claro, zoação.