A Operação Barricada Zero completou seu primeiro mês. Mas, em São Gonçalo, um dos maiores municípios da Região Metropolitana, a ação acabou ofuscada pela disparada no roubo de veículos. Enquanto viaturas e tropas especiais ocupavam pontos estratégicos para retirar os obstáculos colocados por facções criminosas e mostrar a força do poder público, os criminosos agiam de forma audaciosa — no asfalto.
No período de 1º a 28 de dezembro de 2025, a cidade registrou 518 roubos de carros e motos. O número, obtido com as delegacias do município, é bem maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior: em dezembro de 2024, foram 195 registros.
Trata-se de um aumento de 165%, saltando de cerca de 7 casos por dia para mais de 18,5.
Roubos de veículos em São Gonçalo podem ter impacto no preço dos seguros
Os dados indicam que a Barricada Zero, iniciada no dia 24 de novembro com grande visibilidade, não desarticulou as organizações. Enquanto isso, as delegacias da cidade estão sobrecarregadas e a explosão de roubos de veículos pode ter impacto, em 2026, no preço dos seguros.
É importante destacar que foi em São Gonçalo que os agentes de segurança removeram mais obstáculos no estado. Só em Jardim Catarina, foram retiradas mais de duas mil toneladas de barreiras que impediam a livre circulação dos moradores.

