O prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa (PP), extinguiu a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) e, no lugar, criou uma nova supersecretaria: a pasta dos Serviços Delegados.
Para a função, seu sucessor, Dudu Reina (PP), nomeará Fábio Alves Pereira, nome de confiança de Lisboa e indicado pelo grupo político dos alcaides (do atual e do futuro). Fábio era assessor especial do gabinete do prefeito.
Dudu manterá a maior parte da estrutura de Lisboa, grande fiador de sua eleição. Ou seja, alguns dos principais secretários municipais deverão continuar em seus cargos. Quem não deve estar nada feliz com a extinção da Emlurb é o deputado Elton Cristo (PP), que tinha a empresa municipal há oito anos em sua cota pessoal, estando à frente dela ou indicando o presidente.
Elton Cristo, cabe ressaltar, poderá ter de escolher entre ficar na Assembleia Legislativa (Alerj), onde é primeiro suplente, ou assumir como vereador de Nova Iguaçu, cargo para o qual foi eleito este ano. Rachado com Lisboa, é certo que ele não terá espaço no governo de Dudu Reina. Ou seja, quis três cargos, mas deverá se contentar com apenas um.
Rogério Lisboa, no mesmo Diário Oficial, ainda sancionou o aumento salárial do primeiro escalão. A remuneração, a partir de 1º de janeiro de 2025, passará a ser de R$ 16 mil além de 13º, férias acrescidas do terço constitucional e correção monetária.
De acordo com a publicação, a nova secretaria irá auxiliar as pastas responsáveis pelos serviços delegados na formulação o das políticas municipais de sua competência; gerir os serviços públicos de competência municipal delegados à iniciativa privada através de concessões públicas, parcerias públicos-privadas e contratações, dentre outras.