Em resposta às altas temperaturas que vêm afetando o Rio, o governo estadual determinou a instalação de pontos de hidratação para animais de estimação, como cães e gatos, em diversos locais estratégicos. A iniciativa começa a funcionar diariamente a partir desta quarta-feira (19), das 8h às 17h, até sexta-feira (21).
A ação, que tem como objetivo garantir que os pets tenham acesso a água potável durante o dia, visa prevenir desidratação e outros problemas causados pelo calor extremo. Além disso, os pontos estarão disponíveis em todas as 50 bases da Operação Segurança Presente espalhadas pelo estado.
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) é responsável pela instalação. O diretor-presidente, Aguinaldo Ballon, pediu à população que leve garrafas para consumo próprio e recipientes para oferecer água aos animais.
“Em cada um dos pontos onde a Cedae está presente pela cidade, além das pessoas, os animais também terão acesso à água. Essa é uma ação social para oferecer mais conforto térmico, especialmente nas áreas de maior circulação”, destacou Ballon.
Confira os pontos de hidratação para pets:
Irajá – Ceasa (Pedra dos Pequenos Produtores) – até as 16h
Madureira – Em frente ao Império Serrano
Bangu – Calçadão de Bangu
Cinelândia – Em frente à Câmara dos Vereadores
Central do Brasil – (Terminais Procópio Ferreira e Américo Fontenelle) – a partir das 16h
Praça XV de Novembro, no Centro – Altura do Paço Imperial
Realengo – Parque de Realengo – até as 17h
Madureira – Parque de Madureira – até as 17h
Copacabana – Praça do Lido – até as 17h
Lagoa – Parcão da Lagoa – até as 17h
Quais são os horários adequados para passear com os pets?
O Conselho Regional de Medicinal Veterinária recomenda evitar ao máximo passeios nos horários mais quentes do dia — a partir do meio-dia. O asfalto pode alcançar facilmente até 50°C graus, e queimar as patinhas dos pets. A melhor opção são as caminhadas e brincadeiras pela manhã ou após o final da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas.
Banhos frequentes e tosas recorrentes também são fundamentais. O conselho também sugere o uso de protetor solar em animais de peles brancas e claras, para evitar exposição maior aos raios UV. Cuidado maior ainda, vale para os cães braquicefalicos (Shih-tzu, Lhasa, Pug, Buldogue). Como os seus focinhos são mais curtos, quando comparados a outras raças, há maior dificuldade no controle térmico.