Fim de ano chegou e, junto com panetones, perus e promessas para 2025, chegam também engarrafamentos quilométricos e cidades turísticas abarrotadas de gente. Viagens entre a capital e a Região dos Lagos, que normalmente não duram mais do que três horas, podem passar de 10. Isso sem falar na dificuldade para ir a um bar, supermercado, fora as hospedagens duvidosas.
Para quem está farto de mais se estressar do que relaxar ao viajar, o estado do Rio possui alguns destinos que — pelo menos por enquanto — são mais “lado B”e nem por isso deixam de oferecer a diversão almejada. Pelo contrário, a tranquilidade e a demanda reduzida em relação a outras localidades mais populares torna as coisas agradáveis.
Cachoeiras em Trajano de Moraes
Trajano de Moraes abriga cachoeiras, serras e represas, que oferecem belas paisagens. Um dos atrativos mais famosos é a Represa da Barragem, formada pelo Rio Macabu.
No local, os visitantes podem praticar pesca e esportes como canoagem e jet-ski. Há, também, a opção de conhecer cachoeiras como a Graças a Deus, das Neves e do Poço Fundo. Todas formam piscinas naturais e são próprias para o banho.
A cidade conta com estrutura hoteleira, com diversos hotéis e pousadas, além de restaurantes típicos da região.
Noroeste Fluminense
Formada por 13 municípios, Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre Sai. Um destino ideal para os amantes da natureza e para aqueles que buscam fugir da agitação dos grandes centros urbanos.
O turismo religioso se destaca na cidade de Natividade onde está situado o Sítio dos Milagres, conhecido como o local onde ocorreram aparições de Nossa Senhora.
Esta região é uma boa opção para os praticantes de esportes radicais, assim como para os amantes do turismo rural. No segmento gastronômico, Italva se destaca como a “Cidade do Quibe” devido à forte presença de árabes na região. Assado, frito ou até mesmo cru, ele é muito comum em bares, restaurantes, lanchonetes, churrascarias e até nas festividades do município.
Sana: o mais famoso dos destinos alternativos
O Arraial do Sana, em Macaé, ainda se enquadra na categoria de destinos alternativos, mas isto não deve permanecer por muito tempo já que, a cada ano, está cada vez mais popular. Portanto, é bom aproveitar enquanto é tempo. O Sana está localizado nos contrafortes da Serra de Macaé, endo cortado entre vales, montanhas e floresta, pelo Rio Sana.
É uma Área de Proteção Ambiental (APA) municipal e oferece inúmeras e exuberantes riquezas naturais preservadas, sendo considerado um dos locais mais aprazíveis da região. Dentre seus encantos, sua vasta biodiversidade e seus ecossistemas preservados, mesclados ao clima agradável, belas paisagens e abundância de água, atraem apreciadores durante todo o ano.
A região é marcada por suas cachoeiras e natureza exuberante. Além disso, conta com estrutura de pousadas, sendo os chalés as mais populares entre os visitantes. Durante a noite, a região tem simpáticos e acolhedores bares onde é possível beber um vinho ou mesmo uma cerveja gelada.