O Rio foi escolhido como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina da Fifa no Brasil, em 2027. A competição, que acontecerá pela primeira vez na América Latina, será realizada entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027. No Rio, os jogos serão no Maracanã.
Para comemorar a escolha, haverá ativações pela cidade. Pontos da cidade serão iluminados de verde e amarelo, nesta quarta-feira (7). São eles o próprio estádio do Maracanã, o Parque Susana Naspolini, em Realengo; e o Monumento Estácio de Sá, no Aterro do Flamengo.
“O Rio de Janeiro não poderia ficar de fora de mais uma Copa do Mundo de futebol no Brasil. Já sediamos os maiores eventos esportivos do mundo e receberemos de braços abertos a Copa do Mundo feminina. Agora o nosso desafio, enquanto cidade sede, é sermos escolhidos para recebermos a final. Também queremos ser palco da abertura”, disse o prefeito Eduardo Paes (PSD).
A candidatura do Brasil a ser sede da Copa do Mundo Feminina nasceu no Rio de Janeiro, durante um evento da prefeitura. Na ocasião, em 2023, a Secretaria municipal de Esportes, em parceria com o Visit.Rio, lançou um estudo sobre grandes eventos que poderiam acontecer na cidade do Rio.
“Nesse estudo nós identificamos a Copa do Mundo Feminina de 2027 como uma possibilidade e naquele evento o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, nos enviou uma carta assinada manifestando o interesse do Brasil em ser sede da competição. Ou seja, a Copa nasceu no Rio”, contou Guilherme Schleder, secretário municipal de esportes.