A Câmara dos Vereadores do Rio aprovou a criação, esta semana, do Selo de Responsabilidade Social Empresa Parceira dos Jovens Cientistas. A iniciativa reconhece e dá destaque a empresas que contratam jovens talentos científicos da cidade, principalmente vindos da periferia e das favelas cariocas.
O projeto é de autoria da vereadora licenciada e secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque (PSB). O objetivo, segundo ela, é valorizar as empresas “que investem nos nossos talentos.”
Parcerias entre as Naves do Conhecimento da Prefeitura e a iniciativa privada identificarão jovens com potencial e que precisam apenas de uma oportunidade para se desenvolver e crescer na área de tecnologia.
Tatiana defende que é hora de dar protagonismo à nova geração de cientistas brasileiros.
“Queremos criar pontes entre o conhecimento científico e o setor produtivo, ampliando oportunidades para quem está saindo da universidade”, afirmou.
Rio como referência em Inovação e Tecnologia
A iniciativa é mais um passo para transformar o Rio em referência na área de Inovação, Ciência e Tecnologia.
Ano passado foi inaugurado, em parceria da Prefeitura com o Governo Federal, o Impa Tech, primeiro curso de graduação do Insituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no galpão do Porto Maravalley, na zona portuária, criado para abrigar empresas inovadoras, startups e investidores.