Por 116 votos a 65, o desembargador Ricardo Couto de Castro foi eleito, nesta segunda-feira (25), presidente do Tribunal de Justiça do Rio para o biênio 2025/2026. Ele derrotou Luiz Zveiter, que já havia comandado o tribunal entre 2009 e 2010.Três votos foram nulos ou ficaram em branco.
Ricardo Couto de Castro foi defensor público no período de 1989 a 1992 e, desde 2008, é desembargador. Atualmente, também é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Couto de Castro contou com o apoio de um grupo que vem elegendo os últimos presidentes do TJ.
O adversário Luiz Zveiter tentava a reeleição, após emenda constitucional aprovada pelo Senado, permitir a reeleição de magistrados que já ocuparam o cargo. A legalidade da emenda chegou a ser questionada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. A PGR solicitou na ação, uma medida cautelar para suspender os efeitos da mudança constitucional e, assim, impedir a participação de Luiz Zveiter nas eleições. No entanto, a ministra Carmem Lucia negou a liminar, e as eleições ocorreram normalmente.