A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca para o litoral do Rio até às 15h desta terça-feira (16), com previsão de ondas de até 3 metros e correntezas de direção sul a sudoeste. O fenômeno atingiu até locais onde ondas fortes são raras, incluindo a Baía de Guanabara. As informações são da TV Globo.
Vídeos registrados nesta segunda-feira (15) mostram a força da água na Enseada de Botafogo, surpreendendo embarcações. Na Mureta da Urca, tradicional ponto calmo, as ondas chegaram à calçada, assustando pedestres. A Praia do Flamengo também registrou avanço intenso da água sobre a areia.
Por conta das condições, a Ciclovia Tim Maia, que liga a Zona Sul à Zona Sudoeste, foi totalmente interditada. A Marinha recomenda atenção redobrada a navegantes e pescadores, além de evitar atividades marítimas durante o período de ressaca.
Cidades litorâneas como Mangaratiba (Costa Verde), Arraial do Cabo (Região dos Lagos), Paraty (Costa Verde), Angra dos Reis (Costa Verde), Rio (Região Metropolitana), Niterói (Região Metropolitana), Maricá (Região Metropolitana), Saquarema (Região dos Lagos) e Cabo Frio (Região dos Lagos) serão afetadas pela agitação do mar. Não há previsão de normalização imediata das atividades afetadas.