Representantes da Praia do Peró, pioneira na conquista da Bandeira Azul no estado, estão buscando participar da transição de governo na Prefeitura de Cabo Frio já preocupada com a alta temporada. A recém-criada Associação Comercial, Empresarial e Turística do Peró (Acetur) entregou ao representante do prefeito eleito, Dr. Serginho (PL), uma série de série de reivindicações relacionadas à ordenamento da praia, segurança, trânsito e revitalização da Praça do Moinho.
Os integrantes da associação e da ONG Amigos do Peró estão preocupados com os transtornos previstos para o verão, que coincide com o início do governo do Dr. Serginho. Eles entregaram ao vereador Josias da Sweel, que representou o prefeito eleito e a Câmara Municipal, cópia do TAC da Prefeitura com o Ministério Público, assinado em abril de 2023, para ordenamento e revitalização da Praça do Moinho. O TAC não foi cumprido.
Comandante do 25º BPM, a coronel Andrea Campos prometeu reforçar o policiamento na área turístico do Peró, incluindo a Ilha do Japonês, Conchas e Pontal, na alta temporada. Foi pedido o emprego de quadriciclos na praia e moto-patrulhas no entorno da orla. À Guarda Municipal, foi pedido reforço na fiscalização do trânsito:
“O Peró precisa de um estudo amplo de capacidade de carga para não receber um volume de veículos acima do que suas ruas estreitas comportam”, defendeu a hoteleira Marta Rocha.
Após a posse do novo prefeito, os Amigos do Peró e a Acetur afirmam que vão retomar a luta pelo saneamento básico do bairro, a abertura da Estrada do Nelore (abrindo uma nova ligação Arraial do Cabo-Cabo Frio-Peró-Búzios) e por um projeto de arborização para as ruas do bairro, que vai hastear a Bandeira Azul pelo sétimo ano consecutivo no início de janeiro.