A Região Metropolitana do Rio tem pelo menos 13.604 barricadas. O número faz parte de um mapeamento do governo estadual, que lança, nesta segunda (17), uma operação para combater as barreiras instaladas ilegalmente por facções criminosas em favelas do Rio. A informação é do jornal “O Globo”.
A operação se chama “Barricada Zero” e, segundo o governador Cláudio Castro (PL), pretende remover todas as barricadas mapeadas por georreferenciamento. Dois municípios se destacam no levantamento; São Gonçalo e São João de Meriti são considerados “pontos críticos” no plano de ação do programa.
Ainda de acordo com Castro, a operação quer retirar todo tipo de construção improvisada usada para impedir o acesso. A ideia é, com ações de pavimentação, cobrir de concreto os pontos onde as barricadas estão. O governo estadual pretende contar com o apoio de secretarias do estado e dos municípios para suporte em diferentes áreas, incluindo no fornecimento de maquinário para as ações.
Plano de combate a barricadas será apresentado para prefeitos nesta segunda (17)
Ainda nesta manhã, Castro se reúne com prefeitos de diferentes municípios do Rio, no Palácio Guanabara, para apresentar a operação. Estão previstas as presenças de prefeitos como Eduardo Paes (Rio – PSD), Márcio Canella (Belford Roxo – União Brasil), Rodrigo Neves (Niterói – PDT), Capitão Nelson (São Gonçalo – PL), Washington Quaquá (Maricá – PT), Marcelo Delaroli (Itaboraí – PL), Dudu Reina (Nova Iguaçu – PP) e Renato Cozzolino (Magé – PP).

