Os latidos ainda são fininhos e a vontade é de pegar no colo, mas a Guarda Municipal ganhou um reforço de peso na tropa do seu Grupamento de Cães. Oito filhotes da raça belga de malinois, amplamente utilizada pelas forças policias no mundo, chegaram para compor o plantel da instituição.
A ninhada com cinco machos e três fêmeas nasceu em 12 de julho, no Canil Maternidade que fica localizado em Campo Grande. Filhos da cadela Mila, a tropinha foi batizada com iniciais da letra O, porque cada grupo recebe uma letra do alfabeto para facilitar a identificação.
Osíris, Orion, Ômega, Orfeu e Odin, e as meninas Ohana, Orly e Olga já estão brincando bastante e recebendo estímulos dos adestradores. Em breve, eles iniciam o treinamento de obediência e, quando completarem um ano, serão inseridos em serviços operacionais. Além do apoio aos agentes, os cachorros atuam em sessões terapêuticas e apresentações de showdog, para se aproximar na população.
Com a chegada da nova geração, a tropa de quatro patas da GM passa a contar com 38 cães das raças Belga de Malinois, Pastor Alemão, Fox Paulistinha e Dálmata.
“Essa renovação é importante para o nosso canil, que é um grupo extremamente importante na rotina operacional da Guarda Municipal. Esse grupamento especial dá suporte em diversas missões estratégicas, e o emprego de cães no patrulhamento é eficaz na prevenção a desordens e delitos”, destaca o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.