O caminho para o deputado federal Luciano Vieira (Republicanos) assumir o PSDB do Rio está mais pavimentado a cada dia. Na última quarta-feira (24), durante uma reunião com o comando nacional do partido, em Brasília, Luciano mostrou as malas prontas para aterrissar no ninho — desde que, claro, ganhe a presidência do diretório estadual. O deputado argumenta que o PSDB está em frangalhos no Rio e que pode organizar nominatas muito mais competitivas para o ano que vem.
O atual presidente nacional, Marconi Perillo, tratou a transferência como favas contadas. O ato de filiação já tem até data e local: será em outubro, no Via Show, em São João de Meriti.
E é aí que a porca torce o rabo.
Tucanos fluminenses mais antigos estão com as plumas arrepiadas — e garras em riste — contra a chegada do deputado. E traçaram uma estratégia para tentar cortar as asas do moço antes que ele levante voo.
Luciano mudaria de partido a segunda vez desde 2022
A turma prepara uma denúncia ao Ministério Público Eleitoral sobre o troca-troca de partidos. Luciano, que apelidaram de deputado-canguru, se elegeu pelo PL em 2022, pulou para o Republicanos e agora prepara o salto para o PSDB. Tudo isso, no mesmo mandato.
“Estudamos a legislação. O suplente não é o único que pode questionar o troca-troca. O Ministério Público, também. Então, estamos nos organizando para provocar o MP sobre a infidelidade partidária de Luciano Vieira”, contou um tucano das antigas.
Em seu favor, Luciano tem a carta de liberação do PL, partido pelo qual se elegeu. O diretório fluminense foi eleito e o mandato dos atuais dirigentes vai até 11 de novembro. De acordo com os planos da nacional, Luciano assume o comando do partido no dia 12.
Em todas as vezes que tive contato com o deputado Luciano Vieira, foi impossível não perceber o quanto ele reúne qualidades raras e necessárias a um verdadeiro líder.
👉 Liderança natural, que inspira e agrega pessoas.
👉 Vontade de acertar e de crescer politicamente, sempre pensando além do imediato.
👉 Dedicação intensa à política, encarando o mandato como missão e não como projeto pessoal.
👉 Jovialidade e ideias novas, capazes de renovar o ambiente político do Rio.
👉 Capacidade de aprender com as experiências alheias, corrigindo erros do passado e potencializando os acertos.
👉 Visão ampla, pensando nos 92 municípios do nosso estado, e não apenas em uma base local.
O Republicanos perdeu uma grande oportunidade de tê-lo como presidente estadual, o que certamente representaria muito mais ganho do que a proposta atual de retorno a um quadro já superado.
Luciano Vieira está pronto. Representa a chance de revigorar o PSDB, devolver-lhe potencialidade, protagonismo e esperança de um futuro político mais sério e inovador no Rio de Janeiro.
É, sem dúvida, um nome à altura da presidência estadual do partido.