Um dia depois de subir no lugar mais alto do pódio em Paris e se tornar a maior medalhista olímpica do Brasil, Rebeca Andrade deve ganhar mais uma medalha: a Tiradentes — a principal honraria do legislativo fluminense.
Em seu retorno do recesso, a Alerj vota, nesta terça-feira (06), o projeto de resolução com o pedido de homenagem à Rebeca, que conseguiu quatro medalhas para a ginástica artística nas Olimpíadas 2024 — equipes (bronze), individual geral (prata), salto (prata) e solo (ouro).
A proposta é do deputado Professor Josemar (PSOL), protocolada em maio, destacando a trajetória da ginasta de ouro para justificar a homenagem.
“Como mulher negra em um esporte historicamente dominado por atletas de outras origens étnicas, Rebeca não apenas quebrou barreiras, mas redefiniu os limites do que é possível alcançar. A Medalha Tiradentes não é apenas uma homenagem a uma atleta excepcional, mas também um reconhecimento do seu papel como uma voz para a igualdade, a diversidade e a justiça social”, disse Professor Josemar.