A Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, vai receber um novo sistema de monitoramento 24h, operado pelo Centro de Operações Rio (COR). Ao todo, segundo o órgão, 97 câmeras estarão em funcionamento para acompanhar a movimentação dentro e fora do parque até o fim do ano. As informações são do Diário do Rio.
Das 97 câmeras, 30 serão instaladas nas vias do entorno da Quinta da Boa Vista, e outras 67 irão cobrir toda a área interna do parque, pela primeira vez. Além disso, nove já estão em operação, incluindo duas em frente ao Museu Nacional, que está em processo de reconstrução desde o incêndio de 2018.
Aumento da segurança na Quinta da Boa Vista
O monitoramento será realizado de forma integrada pela prefeitura, com o objetivo de aumentar a segurança e organizar melhor o fluxo de pessoas na região. As imagens serão acompanhadas 24 horas por equipes do COR-Rio, que poderão acionar a Guarda Municipal, a Comlurb e outros órgãos responsáveis sempre que necessário.
O Museu Nacional, ligado à UFRJ, é a instituição científica mais antiga do país. Seu prédio histórico, símbolo da pesquisa e da memória brasileira, teve a fachada e o terraço restaurados em 2022, em celebração aos 200 anos da Independência. Com o reforço do sistema de vigilância, espera-se que a reabertura completa aconteça em um espaço mais seguro e bem supervisionado.