A Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, recebe neste sábado (30), a partir das 9h, cerca de 30 casamentos comunitários. A ação faz parte do programa “RJ + Casamento”, da Secretaria de Estado de Governo (Segov), que garante o acesso gratuito ao casamento civil para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Podem participar apenas casais previamente cadastrados, que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e apresentem a certidão de nascimento original emitida há até seis meses. As cerimônias serão oficializadas pela Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ).
Além da celebração dos matrimônios, o evento também funcionará como um mutirão de serviços à população. Estarão disponíveis:
- informações sobre benefícios sociais;
- balcão de empregos;
- emissão da CTPS digital e encaminhamentos;
- atendimento médico, aferição de pressão arterial e glicose;
- orientações sobre alimentação e educação em saúde;
- emissão ou agendamento de 1ª e 2ª vias do RG, mediante apresentação da certidão de nascimento original e CPF.
A programação inclui ainda serviços de bem-estar e cuidados pessoais, como barbeiro, maquiagem, trancista, designer de sobrancelhas, auriculoterapia e limpeza de pele. A Cedae participará com a distribuição de água potável.
O mutirão conta com o apoio de diversos parceiros, entre eles o Detran-RJ, a Fundação Leão XIII, a Procuradoria Regional Federal da 2ª Região, a Faetec e o Procon-RJ.