Com gestões muito bem avaliadas pelos moradores de Miguel Pereira, Mesquita, Barra Mansa e Nova Iguaçu, os prefeitos André Português (PP), Jorge Miranda (PL), Rodrigo Drable (União) e Rogério Lisboa (PP) estarão desempregados a partir de janeiro — mas só se quiserem.
Eles terão que deixar as prefeituras, porque estarão encerrando os seus segundos mandatos. Mas as cadeiras ficarão nas mãos de seus pupilos — e olha que nem precisaram suar as camisas para elegê-los.
E o destino do quarteto, ao que tudo indica, será o bairro das Laranjeiras, no município do Rio. O governador Cláudio Castro (PL) quer os quatro ao seu lado a partir de 2025. Eles serão contempladas na rearrumação do governo, previsto para depois do G20, o encontro dos líderes das maiores economias do mundo, a ser realizado no Rio na próxima semana.
Os convites não serão necessariamente para secretarias. Assessorias especiais ligadas diretamente ao governador também estão na cesta de oportunidades.
A bolsa de apostas do Palácio Guanabara
Mas, ao menos segundo as especulações, André Português iria para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou para Turismo. Jorge Miranda, para a Transformação Digital. Há quem aposte ainda que Castro vá criar uma secretaria, a do Interior, para Drable.
Sempre cabe mais um no governo Cláudio Castro. Viva aos 14% de aprovação!