O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), revelou que pretende, um dia, disputar uma vaga ao Senado. Caso isso aconteça, representaria um retorno a Brasília, onde foi deputado federal entre 2023 e 2024.
Durante um painel do Brasil Investment Summit, Quaquá foi questionado pelo jornalista Carlos Andreazza, da rádio BandNews FM, se teria a intenção de ser governador do estado.
O alcaide descartou a possibilidade dando uma resposta engraçada. Para Quaquá, ser governador seria sinônimo de “arrumar muito inimigo” na política e na sociedade.
“Para ser governador do Rio, depois de seis anos eu teria que vir morar em Lisboa. Não que seja ruim, mas prefiro Maricá”, afirmou.
Quando Andreazza já parecia satisfeito com a resposta, Quaquá emendou e falou do desejo de ser senador. Ainda citou uma frase atrubuída a Darcy Ribeiro, que ocupou o cargo de 1991 até sua morte, em 1997.
“Darcy Ribeiro dizia que o Senado é igual ao céu. Só tem a vantagem que não precisa morrer”, disse. Indagado por Andreazza se gostaria de ser senador, o petista emendou: “Pode ser, quem sabe…”, brincou.
Quaquá e a nata da política no ‘Gilmarpalooza’
A versão 2025 do Fórum Jurídico de Lisboa, promovido há 13 anos pelo ministro do STF Gilmar Mendes — e, por isso, apelidado de Gilmarpalooza — teve cerca de três mil brasileiros inscritos. Começou nesta quarta-feira (2) e vai até domingo, claro, com uma forte presença do Rio.