A Assembleia Legislativa (Alerj) aprovou, em segunda discussão, o projeto que institui o Programa Pontos de Inovação Sustentável. O projeto, de autoria da deputada Dani Balbi (PCdoB) segue agora para sanção do governador Cláudio Castro (PL).
A proposta tem como objetivo estimular e ampliar soluções sustentáveis desenvolvidas em comunidades vulneráveis do estado, priorizando regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O programa prevê a criação de um portfólio de tecnologias sustentáveis, capazes de serem replicadas em larga escala, além da concessão de bolsas mensais para projetos inovadores voltados à sustentabilidade.
“Trata-se de reconhecer e potencializar o que já existe de criativo e transformador nas favelas, periferias e comunidades rurais. As soluções sustentáveis que nascem nesses territórios podem e devem inspirar políticas públicas em todo o estado”, destaca Dani Balbi.
Segundo a autora, é também uma forma de enfrentar as mudanças climáticas com justiça social, ouvindo quem já vive os efeitos mais duros da crise ambiental. Com o avanço da proposta, o Rio se posiciona de forma estratégica no enfrentamento da emergência climática, aliando preservação ambiental, inovação e justiça territorial.