A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon-RJ iniciaram a campanha de fiscalização e combate à venda de produtos irregulares durante o carnaval de 2026. Entre sábado (07) e domingo (08), agentes da pasta apreenderam cerca de 26 litros de bebidas adulteradas no Centro e na Zona Sul do Rio.
A operação especial, batizada de “Consumidor Consciente 10 nota 10”, foca no combate a qualquer prática considerada abusiva para foliões e turistas. No entanto, a maior parte das ações deve focar na venda de bebidas falsificadas. Entre as medidas específicas para a operação, está o laboratório itinerante, que testa a integridade das bebidas em tempo real. A previsão é de que o equipamento seja usado em dias de bloco no Centro e de desfiles na Sapucaí.
Campanha do Procon terá canal de atendimento 24h durante o carnaval
A operação também inclui um canal de denúncias via WhatsApp (21 4040-2970), que vai funcionar 24 horas por dia durante os dias de carnaval para atender consumidores que identificarem cobranças abusivas ou suspeitas. Equipes vão atuar nas ruas distribuindo cartilhas educativas com orientações sobre direitos do consumidor relacionados a viagens aéreas e rodoviárias, hospedagem, compras e prestação de serviços, além de um material específico que ensina como identificar bebidas falsificadas.

