Um carro “disfarçado” de cliente está sendo usado pelo Procon-RJ para ações de fiscalização em postos de gasolina no estado do Rio. Desde segunda-feira (02), o órgão e a Secretaria de Defesa do Consumidor já visitaram pelo menos seis postos na Zona Norte do Rio com um veículo de passeio adaptado para coletar combustível para investigar se a análise está adulterada.
O Procon não divulgou o endereço exato dos estabelecimentos investigados. Em um deles, os agentes identificaram uma mistura de 100% de etanol à gasolina, irregularidade considerada gravíssima pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A ação é realizada com o apoio do Instituto Combustível Legal (ICL), que iniciou o programa “Cliente Misterioso” no final do ano passado em outras regiões do país. O objetivo é simular a experiência dos clientes habituais de postos de gasolina para apurar as irregularidades no combustível vendido ao público.
Procon identifica nova tecnologia de fraudes
Segundo a Secretaria e o Procon, o novo modelo pode ajudar na identificação de fraudes em postos que usam uma nova tecnologia para aplicar golpes. Segundo a pasta estadual, postos irregulares têm usado um tipo de tecnologia acoplada às bombas que é capaz de alterar remotamente as informações exibidas no painel. A fraude permite que os postos apresentem dados diferentes no momento da fiscalização e escondam práticas abusivas. Agentes seguem atuando na coleta de amostras em postos pelo estado.

