A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais do Rio resgatou, na última sexta-feira (12), 17 cães em condições de maus-tratos em uma casa no bairro de Senador Camará, na Zona Oeste. A tutora foi presa em flagrante e levada para a 34ª DP (Bangu). Ela pode pegar pena de até cinco anos de prisão.
De acordo com o secretário da pasta, Luiz Ramos Filho, que esteve no local, os animais estavam doentes, desnutridos, vivendo em um ambiente completamente insalubre e consumindo água suja. O caso foi denunciado pelos vizinhos à central 1746.
‘Um deles estava pele e osso, e os vizinhos o acolheram’
“É assustadora a situação em que os animais se encontravam. Um deles estava pele e osso, e os vizinhos o acolheram para cuidar. Os outros serão avaliados pelos médicos veterinários da Fazenda Modelo. Serão cuidados, castrados, microchipados, vacinados e, quando estiverem saudáveis e em boas condições, serão disponibilizados para adoção”, disse Ramos Filho.

Com esses cães, já são mais de 1 mil animais em abrigos do município
O secretário informou que, atualmente, a prefeitura abriga 1,2 mil animais. “Os abrigos estão lotados. As pessoas estão abandonando os animais nas ruas. Muita gente adota e depois quer descartar o bichinho como se fosse um objeto. Isso é mais que irresponsabilidade, isso é crime”, lamentou.

