Em mais um capítulo da queda de braço com os operadores do cartão Riocard, a Prefeitura do Rio anunciou, nesta quarta-feira (27), que oficiou a empresa pelo cancelamento da gratuidade no transporte intermunicipal para estudantes da rede municipal que residem fora da cidade. O município informou ainda que fornecerá cartões avulsos para garantir o deslocamento desses alunos.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação do Rio classificou o cancelamento como “abusivo”. O comunicado destaca também que cabe à Riocard resolver o “problema que ela criou”.
“Diante desse absurdo cometido pela empresa, a Prefeitura do Rio está em processo de compra de cartões avulsos para garantir o deslocamento dos estudantes, suspenso arbitrariamente pela Riocard, a quem cabe resolver de forma definitiva o problema que ela criou. Posteriormente, a prefeitura irá acionar a Riocard para o ressarcimento dos valores investidos”, afirmou a pasta.
O que diz a Riocard
Por sua vez, a Riocard Mais esclareceu que, com a implantação do novo sistema de bilhetagem no Rio, a gestão da gratuidade municipal passou a ser responsabilidade exclusiva da administração do cartão Jaé. A empresa reforçou que sua função era apenas emitir os cartões de acordo com a legislação, enquanto a definição das regras e dos beneficiários competia ao poder público.
Desde 2 de agosto, o cartão Jaé da prefeitura é o único aceito nos transportes municipais do Rio — incluindo ônibus, BRTs, VLTs, vans e “cabritinhos” — exceto para usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI). A migração ocorreu de forma gradual: a partir de 5 de junho, para beneficiários da gratuidade, e desde agosto, para todos os passageiros.
Prefeitura vai à Justiça contra a Riocard
Nesta segunda-feira (25), o governo municipal já havia ajuizado uma ação civil pública na Justiça contra a Riocard por descumprimento de direitos do consumidor, devido à demora na devolução de créditos acumulados nos cartões pelos passageiros. O município também solicita que a empresa seja condenada a pagar R$ 10 milhões em indenização por danos morais coletivos.
A Riocard afirmou que ainda não foi oficialmente notificada sobre o caso, mas prestará os esclarecimentos necessários à Justiça. A empresa garantiu que o processo de resgate de créditos está sendo feito de forma transparente, atendendo a todas as solicitações de reembolso em um prazo de 4 a 15 dias, após análise dos dados, para evitar erros e fraudes.
Interessante que a indignação do prefeito é seletiva já que ele não se pronuncia sobre a ausência de funcionalidade que afeta o seu querido Jaé.
Milhares de pessoas pagaram para receber seu cartão em casa e até agora nada
Concordo, Marcelo. Até hoje não tenho o meu, realmente uma bagunça. E quanto ao Riocard não tenho nenhuma reclamação, pelo contrário, sempre fui bem atendida quando fui aos postos do Riocard.Quanto ao posto do Jae fui muito mal atendida, e sinceramente prefiro pagar a passagem em dinheiro.
É difícil entender ele se diz indignado com a riocard que cortou a gratuidade dos estudantes mas o JAÉ que deve pertencer a sua família negou o cartão universitário para minha filha, no sistema fala que não tem direito. Só que minha filha tem o riocard universitário. como assim o riocard tem direito e o Jaé não porque ?
O jae gratuidade não funciona em metrô em trem ontem eu fiquei a pé por que não aceitava o meu a minha gratuidade
Perfeito e pontual seu comentário 👐👐
Detalhe,tem morador de rua na tijuca que está oferecendo o para pagar a passagem dos passageiros sem cartão em troca dos 5 reais,começou a bagunça eles tem cartão já é gratuidade! Assim é mole enquanto quem realmente necessita não tem!
O Sistema Riocard está certo….
Verdade esse prefeito se diz indignado, indignado e população que teve engolir de goela a dentro a empresa que ele criou, se só da direito morador rj, é um absurdo, faz o quer com população agora quer ainda roubar rio card, sinceramente seu Eduardo paes por mim vc não se elege nem pra ser síndico
De acordo, o meu ainda está em produção, isso há 1 mês. E pelo QRcode não consigo fazer bilhete único, ou seja, paguei duas passagens no intervalo de menos de 1h.
É simples.
Basta o “poder público” encerrar essas “concessões”. Um grupinho ganhando bilhões e as pessoas vendo seu direito no lixo.
Xiii!!!. Me desculpe, esqueci que o poder público não é o poder das pessoas.
Com relação a riocard, nada a reclamar. Me reembolsaram rapidamente 🙌🏽
Tô tendo problema com esse já e eu gastava 180.00 a 200reais por mês com o jae tô gastando 500.00 pois não está zerado e o dinheiro some sem vc usa tá uma roubalheira entrei em contato eles falam q o sistema que está com falha de atualização enquanto isso eu me ferro tendo que tira dinheiro do bolso pra trabalha pouca vergonha volta rio card
Não e só cancelamento de estudante e gratuidade não , estão tbem desativando o intermunicipal
É fato que ele sempre quis a bilhetagem. Brigou tanto e conseguiu. Para os mestres fechada, acaba caindo na falácia deles.
O único prejudicado é o consumidor. Um sistema que abrangia todo o Rio de janeiro, favorecendo o cidadão.
Paga o “pato” por olho grande do Dudu
Desde que voltou das férias meus dois filhos não estão podendo ir a escola pois não conseguem pegar o ônibus, a escola emitiu uma declaração escolar mais os despachantes dos ônibus, orientaram os motoristas a não deixar entrar pela porta traseira do ônibus, a escola não sabe o que fazer, os pais também não sabe, tô tendo que escolher, de ir a pé pro meu trabalho pra um dos meus filhos ir a escola com o meu RioCard, pois o outro e especial e nao tem o riocard
É difícil entender ele se diz indignado com a riocard que cortou a gratuidade dos estudantes mas o JAÉ que deve pertencer a sua família negou o cartão universitário para minha filha, no sistema fala que não tem direito. Só que minha filha tem o riocard universitário. como assim o riocard tem direito e o Jaé não porque ?
Boa noite porque temos que esperar pela devolução dos valores nos cartões riocard se a empresa tem tudo no sistema dela , de 4 a 15 dias isso é para nós desistirmos dos valores e não são poucos , isso sim é uma falta de respeito e transparência com as pessoas .
Meu Jae não está fazendo a integração do ônibus municipal com o BRT. Coloquei 25,00, fiz 4 viagens que, além de não fazer a integração, comeu toda a recarga. Parece que estou sendo roubada!
Prefiro mil vezes o Rio card mais do que Jae.
O Jae está dando muita dor de cabeça muito problema já o Rio card mais não me da nenhum problema para eu usar . A prefeitura criou pior coisa do mundo o Jae. Só para complicar nossa vida.
Estou com a mesma sensação, carreguei 50 reais, gastei 8 passagens e meus créditos foram embora, Coloquei 100 reais e os valores não vão aparecendo quando passo na roleta, não usei nem 12 passagens novamente e de repente do nada, apareceu o saldo na hora que passei na roleta e tava com R$14,00.
Coloquei mais 30 reais e peguei 2 brts ( ida e volta) o valor novamente não apareceu
Até hoje, nada foi falado e estudantes estão perdendo aula ou seus responsáveis, custeando a passagem. Quando você liga para o 1746, te dão um prazo de 30 dias para uma devolutiva e nesse período, faz o que???
Pois é um absurdo.
Meu filho mora no Rio e estuda em São João de Meriti, como se vai pra escola sem o RioCard, senhor prefeito?
O menino tem que ir a pé, faltar aula ou depender da boa vontade de alguns motoristas.
O prefeito só vai pra tv para dizer que são problemas pontuais. Deveria ter pensado em tudo, antes de mexer no que estava quieto.
Pq toda empresa tem processos, datas de repasses bancarios e etc. Além de fazer isso paraa evitar fraldes e etc. Isso é normal pra qualquer empresa. Principalmente para assegurar que voce vai receber o dinheiro e não outra pessoa por voce. Uma coisa simples, que muita gente não entende e acha que é má vontade
Tenho 64 anos tenho gratuidade pelo médicos não consigo passar de jeito nenhum nem no metrô e nem no trem ontem eu vi do carioca e fiquei a pé a moça que pagou a minha passagem me senti tão humilhada não era melhor ele pegar todos os idosos e mandar matar só assim ele fica com o mundo só pra ele a lei dele prefeito pra mim no valeu a pena
Gostaria de saber, quanto o desonesto do prefeito, Eduardo Paes, está levando para implantar o JAÉ, deve ser uma boa grana, pois ele está dando sua vida para enfiar goela abaixo, essa bosta desse cartão. O RIOCARD sempre foi usado com sucesso, para alunos, universitários, idosos, mas o DUDU, quer que quer, muda o sistema.
Não podemos esquecer, que o prefeito Eduardo, é cria do Lula da Silva e Sérgio Cabral, com ajuda do Pezão. Em suma, seus padrinhos são da pior espécie…
Sou de Nova iguaçu preciso da integração pois trabalho em Campo grande. BU não resolve. E o cartão jae que paguei para chegar no endereço que indiquei. Até hoje NADA. Me mandaram um SMS para pegar no Centro do RJ. Ou seja já gastei e ainda gastarem para buscar o cartão. SISTEMA HORROROSO. O SENHOR nos ajude.
Bom dia meu Rio card está cheio de passagem agora só posso usar no metro por causa desse problema que eles arrumaram pra nós o povo brasileiro que sofre pois tenho que recarregar o cartão Jae visa do meu filho pra poder usar pois as vezes o cartão especial dele não funciona e muita burocracia pois o cartão especial da prefeitura da direito a acompanhante agora com esse jáe não tem isso e um absurdo pois ele tem o cartão físico e outros baixado no meu celular aí da direito pra eu pagar a passagem mais não e só isso a minha filha também e especial por conta disso do cartão especial que agora ela não tem mais eu tenho que pagar a minha passagem pois eu só ganho salário mínimo tenho que comprar todos os remédios do meu filho só uma caixa custa 250.00 eu uso 4 caixas de remédio por mês aí como eu vou ter dinheiro pra pagar a passagem fica difícil pois minha filha também tinha o cartão especial agora por causa desse jáe não tem mais pois tá difícil pra todos 😭
Estou no sexto período de biomedicina, o Rio card era uma mão na roda, quebrava uma árvore, e foi cancelado, tô quase desistindo, tá muito difícil pagar a faculdade e a passagem.
Prefiro mil vezes o Rio card mais do que Jae.
O Jae está dando muita dor de cabeça muito problema já o Rio card mais não me da nenhum problema para eu usar . A prefeitura criou pior coisa do mundo o Jae. Só para complicar nossa vida.
A eleição é ano que vem não podemos esquecer disso o nosso voto é a nossa vida então esses crápulas tem de pagar por isso nas urnas.
Só que defende o JAE, não sabe o que está acontecendo, ou é parceiro do Eduardo Paes.
Riocard sempre funcionou, mesmo quando foi implementado pela primeira vez, não teve tantos problemas assim.
Espero que esse sistema do JAE de muito errado, igual todas as obras do Rio de Janeiro, que infelizmente o povo carioca apreendeu se contentar com porcaria.
Uma herança maldita, desde dos primeiros governos de Eduardo Paes e Sérgio Cabral.
Povo deve ir as ruas novamente e exigir o RIOCARD de volta. Esse JÁ É é uma maracutaia sem vergonha. Quero ver eles tirarem a gratuidade do Rodoviário. Ninguém pega mais ônibus no Rio de Janeiro.
Covardia também com trabalhador que tem seu benéfico de integrassão cancelado pelo fato de ter dois empregos e ultrapassar um valor X de renda mensal, trabalho em dois empregos, carteira assinada e tenho que ficar completando passagem por não ter mais direto a integrassão, dos políticos não cortam nada só agregam 😡😡😡