A Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio (Seop) e a Polícia Militar iniciam, a partir das 12h desta sexta-feira (5), a Operação Verão 2025/2026. Antecipada mesmo em período de inverno, a ação será a primeira desde a publicação do polêmico decreto municipal que estabeleceu novas regras de ordenamento para a orla da capital carioca.
Mais de 1,3 mil policiais militares e cerca de 1 mil agentes municipais participam da operação, que inclui patrulhamento preventivo, ordenamento urbano, monitoramento do transporte público e controle do trânsito. Também pela primeira vez, a fiscalização contará com apoio intensivo de drones para flagrar irregularidades na areia e outros problemas na orla.

Fiscalização intensa na orla
Segundo o secretário da Seop, Marcus Belchior, a operação também terá como objetivo fazer cumprir o novo decreto da prefeitura, com aplicação de multas para quem descumprir as regras. Entre as principais proibições estão:
- Uso de caixas de som em volume alto;
- Venda de bebidas em garrafas de vidro;
- Instalação de estruturas sem autorização;
- Circulação de ciclomotores nos calçadões;
- Obrigatoriedade de informar claramente os preços ao público.
Policiamento e acompanhamento em tempo real

O policiamento se concentrará na orla entre o Leme e o Pontal, com tendas de apoio e patrulhamento também em ruas internas. A PM empregará diariamente 1.380 agentes em todo o estado, utilizando viaturas, motos, quadriciclos, cavalaria e cães. Ônibus que deixarem a orla poderão ser monitorados e interceptados em caso de risco à segurança.
Na prefeitura, a Seop manterá agentes no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), acompanhando imagens em tempo real. Ao todo, 350 agentes de Ordem Pública reforçam a fiscalização na areia, enquanto 468 guardas municipais atuarão no patrulhamento da orla e 186 no trânsito. Pulseiras de identificação serão distribuídas para crianças.
A operação também abrange parques municipais, como o Parque Madureira Mestre Monarco e o Parque Radical de Deodoro, além da orla da Ilha do Governador e da Ilha de Paquetá. A CET-Rio destacará 68 agentes por dia em áreas de grande fluxo turístico, e a Secretaria Municipal de Transportes reforçará as viagens de ônibus nos fins de semana ensolarados.