A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) iniciou, na manhã desta sexta-feira (28), a demolição de um prédio avaliado em R$ 5 milhões, que era construído irregularmente no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade.
Com cerca de 2 mil metros quadrados, o edifício não possuía licenças e não atendia aos parâmetros urbanísticos da região. O prédio estava localizado em uma área sob influência do crime organizado.
O térreo stava em fase de estruturação, com escoras de madeira e pilotis, enquanto o segundo andar, com nove apartamentos, encontrava-se em estágio de alvenaria e emboço, com a fachada em fase de acabamento. Os técnicos da Seop afirmam que essa é uma estratégia para tentar iludir a fiscalização fazendo parecer que a construção está em fase avançada de obras.
A operação contou com o apoio de agentes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Comlurb. Desde 2021, segundo a prefeitura, mais de quatro mil demolições de construções irregulares foram realizadas, causando um prejuízo estimado em R$ 1 bilhão.
As operação foram feitas 70% em áreas com atuação de criminosos (tráfico e milícia), sendo 55% delas na Zona Oeste da cidade.