A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), demoliu, na manhã desta quarta-feira (28), duas construções irregulares dentro de um condomínio na Rua Arroio Fundo, no bairro do Anil, em Jacarepaguá, Zona Sudoeste da cidade.
As estruturas, com cerca de 150 metros quadrados, estavam sendo erguidas sem qualquer autorização municipal e ficariam destinadas à sede administrativa do condomínio, salão de festas, espaço gourmet e áreas para eventos.
Segundo a prefeitura, as obras foram feitas em área de concessão pública, o que impede a regularização, além de estarem próximas ao Rio dos Passarinhos, fator que inviabiliza qualquer licenciamento urbano ou ambiental.
Condomínio já havia sido notificado pela obra irregular
De acordo com a Seop, o condomínio foi notificado anteriormente para interromper as obras. Uma nova vistoria, realizada em 11 de dezembro de 2025, confirmou que a construção permanecia irregular.
“A área do condomínio é um espaço público concedido, portanto qualquer obra precisa das licenças da prefeitura para garantir segurança e ordem aos moradores. A fiscalização constatou que a legalização não era possível, principalmente devido à proximidade com o rio”, explicou o secretário de Ordem Pública, Marcus Belchior.
As obras estavam paralisadas desde junho de 2025, e o processo de derrubada foi iniciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, com apoio da Seop.
A demolição contou com a atuação de cerca de 30 agentes municipais. Segundo engenheiros da prefeitura, o prejuízo estimado aos responsáveis pelas construções irregulares é de aproximadamente R$ 350 mil.

