A Prefeitura de Niterói intensificou uma operação de choque de ordem na orla da Praia de Icaraí. O objetivo é reorganizar o uso da faixa de areia e retirar escolinhas que ocupam o espaço para oferecer aulas pagas, muitas vezes sem autorização.
De acordo com a Secretaria municipal de Esporte e Lazer, a medida visa garantir o acesso democrático às praias. O titular da pasta, Luiz Carlos Gallo, afirmou que o poder público pretende “devolver as praias a todos”.
“Não é justo que espaços consideráveis fiquem restritos a apenas algumas pessoas que pagam por eles. Temos visto que a secretaria concede autorização para uma escolinha e, no dia seguinte, surgem três, quatro…”, explicou Gallo.
Choque de ordem nas praias
O projeto de ordenamento começou de forma tímida no ano passado — com ações mensais —, mas passou a acontecer todos os fins de semana e ganhou apoio popular. Segundo o secretário, uma publicação nas redes sociais da prefeitura gerou repercussão até fora da cidade, com moradores de outros municípios pedindo a adoção da medida em praias como Barra da Tijuca, Flamengo e Maricá.
Além da reorganização, a prefeitura tem oferecido atividades gratuitas, como futevôlei, futebol de areia, spinning, dança e calistenia (exercícios que utilizam o peso do próprio corpo). Há também previsão de instalação de estações com equipamentos de musculação.
Em Icaraí e São Francisco, traves e suportes de redes estão sendo substituídos por novos equipamentos com o selo da prefeitura e numeração, para facilitar o controle.
A Secretaria de Esporte e Lazer também informou que o choque de ordem será expandido, nas próximas semanas, para as praias da Região Oceânica.