Redutos culturais da Zona Portuária do Rio deverão, em breve, ganhar uma cara renovada. A Prefeitura autorizou, nesta sexta-feira (6), a abertura de licitação para revitalização da Pedra do Sal, Largo da Prainha e Rua São Francisco da Prainha. A publicação saiu no Diário Oficial do Município.
De acordo com a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR), a modalidade será de pregão eletrônico, do tipo menor preço global, visando a recuperação urbana dos logradouros, que ficam no bairro da Saúde.
A Pedra do Sal, que fica no Morro da Conceição, faz parte da região da Pequena África, que ia do entorno da Praça Mauá até a Cidade Nova. Nas festas das casas de escravizados e forrós, naquela localidade, tocava-se o choro com flauta, cavaquinho e violão.
Atualmente, a Pedra do Sal é palco de rodas de samba do grupo Roda de Pedra frequentadas por cariocas e turistas. O local possui simpáticos casarios coloridos, onde há também uma escadaria e a histórica ladeira de pedra.
Já Largo São Francisco da Prainha é um espaço histórico, com ruas de paralelepípedos e arquitetura colonial preservada, o largo evoca a atmosfera do passado da cidade. Abriga a Igreja de São Francisco da Prainha, construída no século XVIII, conhecida por sua beleza e detalhes ornamentais.
Além disso, o local é ponto de encontro de artistas e visitantes, misturando cultura, história e vida contemporânea. Possui ainda uma série de locais para desfrutar de uma cerveja gelada e petiscos deliciosos.