A Prefeitura do Rio anunciou, nesta quarta-feira (28), a antecipação da licitação do sistema de ônibus da cidade, originalmente prevista para 2028. A medida tem como objetivo renovar a operação do transporte coletivo que atende diariamente 2,8 milhões de passageiros em cerca de 4 mil ônibus, responsáveis por transportar 89% da população carioca.
O processo licitatório será dividido em quatro fases e terá início pela Zona Oeste. Cada fase começará com uma etapa de transição, na qual os atuais operadores perdem o direito à exclusividade da operação, permitindo a entrada de novos operadores ao término da fase.
O projeto foi apresentado em coletiva pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), pelo vice-prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) e pela secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.
Cronograma do novo acordo
- Fase 1: de abril de 2025 a abril de 2026 (início pela Zona Oeste)
- Fase 2: de novembro de 2025 a setembro de 2026
- Fase 3: de abril de 2026 a abril de 2027
- Fase 4: de novembro de 2026 a agosto de 2028
Renovação da frota de ônibus
Além disso, a prefeitura anunciou o lançamento do novo modelo de ônibus básico, com previsão de renovação total da frota e aumento de 25% no número de veículos. O novo ônibus contará com sistema de ar condicionado, motor traseiro, direção hidráulica e piso baixo, facilitando o embarque e desembarque. As portas terão trava automática no padrão BRT, impedindo que permaneçam abertas durante o trajeto.
O veículo terá capacidade para cerca de 70 passageiros, com três portas, rampa de acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD) e área reservada para cadeiras de rodas. Também terá nova pintura, identidade visual renovada, painéis de LED (cinco externos e um interno) para comunicação com os passageiros e velocímetro interno visível.
Sistema de avaliação das empresas de ônibus
A Prefeitura do Rio também informou que vai implementar o Índice de Qualidade do Transporte (IQT) como principal ferramenta para avaliar o desempenho das empresas operadoras do sistema de ônibus.
O IQT é composto por sete dimensões que refletem diferentes aspectos da qualidade do serviço prestado:
- Atendimento ao usuário
- Ocorrência de infrações disciplinares
- Uso de faixas exclusivas sem penalidades
- Funcionamento do ar condicionado
- Idade média da frota
- Regularidade dos horários
- Satisfação dos passageiros