A Prefeitura do Rio abriu um processo de licitação para pintura de dez túneis da cidade. A autorização foi publicada, nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial do município e prevê um orçamento estimado de R$ 9,8 milhões. O site Diário do Rio divulgou a informação inicialmente.
A iniciativa da Subsecretaria de Engenharia e Conservação tem o objetivo de manter a preservação da infraestrutura urbana. A meta da pasta é manter um calendário regular de conservação para que os túneis da cidade permaneçam em boas condições de uso.
Os túneis que vão fazer parte do processolicitatório são: Zuzu Agel, Paulo Marcellino, Luiz Jacques, Rafael Mascarenhas, Alaor Prata, Major Rubens Vaz, Noel Rosa, São Conrado, Joá e mergulhão Billy Blanco.
O secretário municipal de Conservação, Diego Vaz, afirma que a pintura vai além do aspecto estético, sendo parte essencial da sinalização e da manutenção preventiva.
“Em 2023, a população carioca se sentiu aliviada com as obras de revitalização dos túneis da cidade, que devolveram mais segurança e visibilidade a quem passa por esses locais todos os dias. Agora, buscamos manter um cronograma regular de serviços de manutenção. Conservação também é segurança. Pintura não é só estética — é sinalização, é prevenção, é cuidado com o bem público”, comentou.
Na decisão, a subsecretaria declarou ainda que “a despesa tem adequação orçamentária e financeira com a Lei Orçamentária Anual”.
